Antes da bola rolar, árbitro usou o sistema de vídeo para exibir mensagens sobre prevenção ao câncer de mama
A rodada do Campeonato Chileno neste domingo (19) teve um momento que ultrapassou as quatro linhas. Antes do jogo entre Coquimbo Unido e Colo-Colo, uma ação especial pelo Outubro Rosa emocionou torcedores e viralizou nas redes sociais.
O árbitro Juan Sepúlveda caminhou até o VAR, mas não para revisar um lance. Assim que se posicionou diante da tela, as câmeras mostraram um vídeo de conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa organizada pela Fundação Chile Sin Cáncer em parceria com a TNT Sports Chile.
Nas imagens, mensagens chamaram atenção pela sensibilidade. “Há partidas que se jogam em silêncio”, dizia uma delas. Outras reforçavam dados alarmantes: “Uma em cada oito mulheres desenvolve câncer de mama” e “16 mulheres são diagnosticadas por dia”.
Após o vídeo, Sepúlveda falou com o público e destacou a importância da prevenção. O árbitro incentivou as mulheres a realizarem mamografias e explicou que era possível se cadastrar em um site para ter acesso gratuito ao exame.
A ação, inédita no futebol chileno, buscou usar o alcance do esporte para espalhar informação e empatia. A Fundação Chile Sin Cáncer trabalha para reduzir desigualdades no acesso ao diagnóstico e ao tratamento oncológico.
Em campo, o Coquimbo Unido venceu o Colo-Colo por 1 a 0, com gol do zagueiro Bruno Cabrera. Mas o destaque da partida ficou mesmo com a mensagem exibida antes do apito inicial.
Portanto, o gesto reforçou que, em meio à rivalidade esportiva, há causas como Outubro Rosa que unem todos os times. E, neste caso, a vitória foi da conscientização.










