Após decisão judicial favorável à Cemig, vereador Rodyson do Zé Milton e Prefeitura de Divinópolis articulam recurso para impedir obra no Lago das Roseiras.
O vereador Rodyson do Zé Milton (PV) manifestou repúdio à decisão da Justiça de Divinópolis que autorizou a Cemig a instalar placas fotovoltaicas na lâmina d’água do Lago das Roseiras, conhecida como Barragem.
A decisão, proferida pela Vara de Fazenda Pública e Autarquias de Divinópolis na terça-feira (7/10), derrubou a tutela de urgência obtida pela Prefeitura de Divinópolis, que havia conseguido suspender a obra.
Rodyson, que lidera há mais de um ano a mobilização contra a instalação do projeto no lago, voltou a criticar com veemência a medida judicial. Ele lembrou que, em 2023, organizou uma audiência pública na Câmara Municipal e outro encontro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir o tema.
O vereador argumenta que a obra trará prejuízos ambientais e sociais à região. Entre os impactos citados estão danos ao ecossistema, interferência nas atividades de lazer e esporte náutico, riscos de acidentes e dificuldades em operações de resgate.
“Por que essa insistência com as placas fotovoltaicas? O ganho apresentado em relação à instalação terrestre é de apenas 5%. Um valor irrisório diante de tantos prejuízos. É uma decisão que pode minar os investimentos na região”, declarou o parlamentar.
Recorrer da decisão
Assim que tomou conhecimento da decisão, Rodyson entrou em contato com o prefeito Gleidson Azevedo e com a vice-prefeita Janete para discutir medidas conjuntas. Segundo ele, a Prefeitura vai recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Portanto, o prefeito Gleidson Azevedo também se manifestou sobre o caso. Ele defendeu a união de todas as forças políticas de Divinópolis contra a instalação das placas no Lago das Roseiras.
“Infelizmente, a gente foi surpreendido hoje com essa questão judicial, mas a Prefeitura vai levar isso até a última instância. Não é direita nem esquerda. Todos os políticos de Divinópolis precisam estar envolvidos nisso para não deixar essa aberração acontecer, porque o Lago das Roseiras é de todos nós”, afirmou o prefeito.










