Home / Notícias / UPA de Divinópolis se torna a primeira da região a usar colchões pneumáticos para prevenção de lesões por pressão

UPA de Divinópolis se torna a primeira da região a usar colchões pneumáticos para prevenção de lesões por pressão

UPA de Divinópolis se torna a primeira da região a usar colchões pneumáticos para prevenção de lesões por pressão

Com investimento inovador, unidade reforça compromisso com o atendimento humanizado e garante mais conforto a pacientes acamados

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, em Divinópolis, alcançou mais um marco na área da saúde regional. A unidade é a primeira da região Centro-Oeste de Minas a implantar colchões pneumáticos para a prevenção e tratamento de lesões por pressão (LPP). O investimento, considerado pioneiro, reforça o compromisso da gestão do CIS-URG Oeste em oferecer atendimento cada vez mais humanizado e de qualidade.

A UPA recebeu 25 colchões pneumáticos, que agora equipam o setor UMD – Unidade de Média Complexidade, também conhecido como PS2. Os colchões funcionam conectados a um aparelho que regula automaticamente a pressão do ar, ajustando-se constantemente ao corpo do paciente. O sistema distribui o peso de maneira uniforme, o que reduz o risco de feridas e melhora o conforto de quem precisa permanecer acamado por longos períodos.

Gesto de cuidado e respeito com o paciente

De acordo com a coordenadora de Enfermagem e responsável técnica da unidade, Kelly Cristina, a iniciativa representa mais do que um avanço tecnológico: é um gesto de cuidado e respeito com o paciente. “A aquisição desses colchões demonstra o cuidado com os mínimos detalhes, garantindo mais conforto e dignidade a quem precisa permanecer mais tempo na Unidade. Nosso compromisso é oferecer um atendimento cada vez mais humano e acolhedor”, afirmou.

Portanto, os colchões pneumáticos são reconhecidos por sua eficiência na prevenção das chamadas úlceras de pressão, comuns em pacientes imobilizados.

Com a tecnologia, a UPA de Divinópolis passa a integrar um grupo seleto de unidades públicas que utilizam equipamentos modernos voltados para o bem-estar dos usuários do sistema público de saúde.

Além disso, a medida também reflete a prioridade da gestão em investir em melhorias estruturais e tecnológicas, buscando sempre o equilíbrio entre eficiência e humanização.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *