Investimento no Fliarte garante programação gratuita que reúne escritores, músicos, artistas e coletivos culturais entre 28 e 30 de novembro no bairro Esplanada.
A cultura de Divinópolis ganha novo fôlego com a confirmação da 2ª edição do Fliarte (Festival de Literatura e Artes). O evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro graças ao investimento de R$ 60 mil destinado pela deputada estadual Lohanna França por meio de emenda parlamentar.
A Academia Divinopolitana de Letras (ADL) organiza o festival e prepara uma programação ampla. Além disso, o evento retoma o encontro de escritores, artistas e coletivos culturais em atividades acessíveis ao público.
A abertura ocorrerá na sede da ADL, no bairro Esplanada, às 19h30 da sexta-feira, 28/11. O espaço receberá convidados, artistas e famílias que acompanham a evolução do festival desde a primeira edição.
Programação
Além disso, a programação reúne 45 escritores, 27 músicos, oito contadores de histórias e quatro artistas plásticos. O festival também apresentará nove intervenções artísticas, duas exibições de filmes, capoeira e o Encontro Regional de Coletivos e Poetas. Portanto, esse encontro integra a IV Primavera Poética do Arteferia, que cresce a cada ano em participação.
Para a deputada Lohanna, o investimento fortalece o futuro cultural da cidade. Ela afirmou que “a cultura transforma realidades e fortalece vínculos”. Além disso, ressaltou que garantir o festival novamente, “de forma gratuita e acessível”, reafirma o compromisso com a democratização das artes em Divinópolis.
A programação oferecerá atrações para toda a família. No sábado, o público terá a Feira Astral. O festival também contará com dez sessões do Planetário 3D. Além disso, no domingo, o evento oferecerá touro mecânico, escorregador inflável, multi-brinquedo inflável e pipoca gratuita. Portanto, a presença de livrarias, editoras e uma biblioteca reforça o incentivo à leitura e aproxima a comunidade do universo literário.
As atividades acontecerão na sede da ADL e na Praça dos Ferroviários, ambas no bairro Esplanada. A ADL divulgará a programação detalhada nas redes sociais durante a semana do evento.
O Fliarte consolida Divinópolis como referência cultural e mostra que o investimento público pode ampliar acesso às artes, fortalecer identidades e valorizar a produção local.










