O movimento pretende conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A Acom realizará neste sábado, 25, a 15ª Caminhada Pela Vida em prol da Campanha Outubro Rosa. Portanto, o movimento visa conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A campanha também se estende à conscientização sobre o câncer do colo do útero e incentiva a busca por serviços de saúde para exames preventivos e o conhecimento dos sinais e sintomas.
Além disso, a concentração para a tradicional Caminhada Pela Vida será às 8h, na Praça da Catedral, com saída as 9h em direção à Praça do Santuário.
Os participantes seguirão pela Avenida 1º de Junho, depois pela Rua Rio de Janeiro, até a Avenida 21 de Abril, onde uma programação repleta de lazer, informação e diversão os aguardará.
Tema da campanha
Além disso, neste ano, o tema da campanha da Acom foi: “Se cuide! O seu corpo fala. Escute-o…”, reforçando sobre a importância de as mulheres estarem atentas aos sinais e sintomas da doença.
Portanto, além da caminhada, e contando com o apoio de vários parceiros, a Entidade realizou diversas palestras sobre o câncer de mama.
O gerente geral da Acom, Igor Oliveira reforça a relevância da campanha, que traz como principal mensagem a importância do diagnóstico precoce, que salva vidas.
“O crescimento do número de casos de câncer de mama no Brasil é alarmante. Segundo o INCA, estima-se que neste ano, cerca de 74 mil novos casos sejam diagnosticados, o que torna o câncer de mama o tipo mais comum entre as mulheres no país. Isso traz uma responsabilidade para a sociedade todo, tendo como missão não apenas falar sobre a doença, mas criar meios para que essas mulheres tenham acesso a exames de rastreio e diagnóstico precoce, conheçam seu corpo, e fiquem atenta a qualquer sinal ou sintoma”, destaca.
Dados
Ainda segundo Igor, só em 2025,realizadas 2.488 consultas de mastologia no Hospital do Câncer em Divinópolis, e mais de 500 cirurgias. Já nos últimos 12 meses atendidos, 3274 pacientes com câncer de mama, sendo 3.260 mulheres e 14 homens.
O gerente geral da Acom ressalta que ao se detectar o câncer de mama nos estágios iniciais, as chances de tratamento eficaz e cura aumentam.
Igor destaca, a Campanha é o momento para quebrar tabus, combater o estigma e lembrar que o cuidado com a saúde é um direito.
“Em um contexto mais amplo, o movimento também se expande para envolver familiares, amigos, profissionais de saúde e a sociedade, reforçando a importância da união no enfrentamento do câncer de mama. Ao participarmos ativamente desse movimento, mostramos que a prevenção é o melhor caminho e que todas têm um papel fundamental no combate à doença. Fica o convite para a população aderir ao movimento e participar da nossa caminhada. Vá com uma roupa rosa, ou um acessório e fala parte desta campanha que salva vidas”, conclui.










